Piromaníaco
Tem uns piromaníacos aqui que são fd.
De vez em quando eles vêm e metem fogo no mato num terrreno da esquina.
O tempo todo, pelo menos a cada dez dias pega fogo no mato , saio prá ver e não dá outra, o maior fogareu no mato e no lixo que jogam no terreno, que tem dono mas é baldio, e o cara lá perto do terreno se saciando com o fogo que tá pegando e que foi ele que botou, é como um remédio prá ele, se ficar uns dias sem botar um foguinho no mato, fica mal, impaciente, irritado, aquilo parece que vai deixar o camarada louco, então vai lá e mete fogo no mato, não se importando com mais nada, nem outras pessoas, nem animais, nem as plantas, nem nada, a não ser o seu prazer de ver aquele fogo pegando e saber que foi ele quem botou, aí fica olhando, gozando e vai embora como que se tivesse tomado um remédio prá algum mal. E é um mal, um mal que tem que ser tratado, a pessoa tem que ser conscientizada que aquilo se trata de um problema de saúde e que tem que procurar ajuda.
Ontem tava aquele fogaréu, o dia inteiro, icomodando a todos e o que fazer a não ser aguentar, esperar apagar sózinho e aguardar até o próximo ataque do piromaníaco (que todos sabemos quem são, mas é difícil fazer algo porque se trata de pessoas conhecidas que nos outros consideramos e que têm essa obcessão por botar fogo no mato).
E foi hoje, denovo, tava na sala depois do amoço e veio o cheiro de mato queimando, saí prá ver e tava lá aquele fogaréu do caral no mato denovo, e o cara lá com a mão no fogo, ‘peguei cagando’. Saí falando: ‘não é possível, isso não pode, é crime ambiental’, o cara foi saíndo na ‘miguelage’, ‘no mó disbaratino’, saiu de perto e ficou olhando de longe. Então entrei em casa, enchi o balde com água e fui apagar um dos focos (eram dois focos), apaguei o fogo, mas o outro foco espalhou e pronto, o fogaréu pegou solto no terreno,aquela fumaceira irritante pra quem é saudável e horrível prá quem tem problemas respiratórios, ainda mais nessa época que o clima fica ruim, e com a fumaça essas pessoas ficam em estado crítico (é o caso do meu sobrinho e meu filho). Diante daquela situação, o que fazer?.
Nada, a não ser engolir a fumaça e contar os prejuízos.
Quando estava anoitecemndo, ainda havia um pequeno foco que não parava de saír uma fumaça irritante.
Peguei uns baldes com água (seis da minha casa mais 8 da torneira do terreno ao lado que pertence á prefeitura que está em obras) e apaguei o foco que, se não fosse apagado ficaria a noite inteira soltando fumaça icomodando inclusive as pessoas da família do próprio piromaníaco.
Tomara que dessa vez as pessoas mais próximas desses piromaníacos tomem alguma providência no sentido de conversar com eles e ajudá-los a se livrarem desse mal.
Senão qualquer dia desses alguém toma providências legais e cabíveis e acabe com processo em cima deles, que no fundo são boas pessoas e que apenas sofrem desse mal.